Conhecer os usos e funções sociais da escrita.

Ao longo da história da humanidade, a escrita fez parte da diferença entre os capazes e os incapazes por assim dizer. E ainda é fator de exclusão social e de inclusão, ou seja, na sociedade ainda tem mais valor uma pessoa que sabe ler e escrever , em detrimento de uma que não sabe.

EIXO:
Compreensão e valorização da cultura escrita.

CAPACIDADE:
Conhecer os usos e funções sociais da escrita.

ATIVIDADES:
  • Fazer o Baú da Escrita: cobrir uma caixa ou um caixote de papel ou tecido e enfeitá-lo conforme o gosto do (a) professor (a) e alunos.
  • Enchê-lo com os diferentes gêneros textuais em diferentes portadores e explicar que aquele será o “tesouro da turma” (aproveitar o material levado pelo aluno).
  • Todos os dias os textos do baú devem ser analisados pela turma, com enfoques diferenciados: é um documento, é um texto de divulgação à distância de informações em massa (jornais, revistas, etc), é registro de compromissos (agenda), preservação e socialização dos saberes sociais (Ciências, História, Religião, etc), Comunicação entre pessoas (carta, bilhetes, e-mail) etc?
  • Durante a atividade procure explorar o conhecimento prévio dos alunos em relação a cada gênero e portador .

Guia do Alfabetizador – 1º semestre - Práticas pedagógicas: sugestão para a construção dos combinados da turma (procure focar o uso e funções da escrita da escrita para o objetivo proposto (regras de convivência).

* O guia propõe um trabalho com parlendas e contação de histórias. Antes de começar esse trabalho, familiarize os alunos com esses gêneros textuais, apresentando variadas parlendas e livros de história, para serem apenas recitadas e conhecidos pelos alunos. Compare os textos e características das parlendas

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Como telespectador de suas idéias e eu as interpreto com meu cotidiano escolar

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela dedicação! Suas atividades são excelentes e de suma importância para nós educadores.Temos que dar a elas o devido valor.

    ResponderExcluir
  3. è bem isso mesmo devemos é valorizar e agradecer pelo seu trabalho Gi.Realmente a importãncia deste blog para o nosso dia dia é é indescritivel.

    ResponderExcluir

Complemente esta postagem com suas sugestões. É sempre muito interessante enxergar outras formas de aplicação de determinada proposta ou os muitos pontos de vista de nossas leituras e reflexões.
Esperamos ansiosos sua colaboração!