Atividade Consciência Fonológica Parlenda PNAIC

Vamos trabalhar com a parlenda ERA UMA BRUXA?
Abaixo deixo uma atividade para trabalhar consciência de palavra que é uma sub-habilidade da consciência fonológica.

Atividade Consciência Fonológica Parlenda PNAIC

SAIBA MAIS SOBRE...

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

Sabemos, hoje, que a consciência fonológica é um vasto conjunto de habilidades que nos permitem refletir sobre as partes sonoras das palavras (cf. BRADLEY; BRYANT, 1987; CARDOSO- MARTINS, 1991; FREITAS, 2004; GOMBERT, 1992). 

Sim, além de usar as palavras para nos comunicar, podemos assumir diante delas uma atitude metacognitiva, refletindo sobre sua dimensão sonora. 
 “Dizemos que um indivíduo exerce uma atividade metacognitiva quando ele, conscientemente, analisa seu raciocínio e suas ações mentais, “monitorando” seu pensamento. Quando a pessoa faz isso sobre a linguagem oral ou escrita, dizemos que ela está exercendo uma atividade metalinguística. Tal reflexão consciente sobre a linguagem pode envolver palavras, partes das palavras, sentenças, características e finalidades dos textos, bem como as intenções dos que estão se comunicando oralmente ou por escrito. Quando reflete sobre os segmentos das palavras, a pessoa está pondo em ação a consciência fonológica” FONTE: GUIA DE FORMAÇÃO PNAIC - UNIDADE 03ANO 01_AZUL _ PÁGINA 21

A consciência fonológica, ou o conhecimento acerca da estrutura sonora da linguagem, desenvolve-se nas crianças ouvintes no contato destas com a linguagem oral de sua comunidade. É na relação dela com diferentes formas de expressão oral que essa habilidade metalinguística desenvolve-se, desde que a criança se vê imersa no mundo linguístico.  

Diferentes formas linguísticas a que qualquer criança é exposta dentro de uma cultura vão formando sua consciência fonológica, entre elas destacamos as músicas, cantigas de roda, poesias, parlendas, jogos orais, e a fala, propriamente dita. 

AS SUB-HABILIDADES DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA SÃO:

 1. CONSCIÊNCIA DE PALAVRAS 
2. CONSCIÊNCIA SILÁBICA
 3. RIMAS E ALITERAÇÕES 
4. CONSCIÊNCIA FONÊMICA


CONSCIÊNCIA DE PALAVRAS 

Também chamada de consciência sintática, representa a capacidade de segmentar a frase em palavras e, além disso, perceber a relação entre elas e organizá-las numa sequência que dê sentido. Esta habilidade tem influência mais precisa na produção de textos e não no processo inicial de aquisição de escrita. Ela permite focalizar as palavras e sua posição na frase. Além disso, ordenar corretamente uma oração ouvida com as palavras desordenadas também é uma capacidade que depende desta habilidade. 

TEXTO DISPONÍVEL em: http://www.cead.ufop.br/images/CONSCINCIA_FONOLGICA_REVISTO_ABRIL_2013.pdf

Postar um comentário

0 Comentários