Pesquisa Grátis
Esta é a forma mais fácil de encontrar o que você procura neste site.

Manual Didático Jogos de Alfabetização Dado Sonoro

Manual Didático Jogos de Alfabetização Dado Sonoro

Dado Sonoro

   Objetivos didáticos:

- Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras;

- Perceber que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais; identificar a sílaba como unidade fonológica;

- Identificar a sílaba como unidade das palavras orais; 

- Comparar palavras quanto às semelhanças sonoras

- Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons iniciais das palavras (aliteração);

- Comparar palavras quanto às semelhanças sonoras.

   Público-alvo:

Alunos em processo de alfabetização, que precisam perceber que a palavra é constituída de significado e seqüência sonora e que precisam refletir sobre as propriedades sonoras das palavras, desenvolvendo a consciência fonológica. 

   Sugestões de encaminhamento:

O professor deve ler, em voz alta, as regras do jogo e discutir com os alunos sobre como ele funciona, à medida que lê. Durante o jogo, caso existam dúvidas quanto às regras, o docente pode ler novamente o texto, mostrando aos alunos que é necessário compreendermos e aceitarmos as regras. Esse procedimento contribui para uma melhor interação entre as crianças e para que elas se familiarizem com este gênero textual.

   Instruções de jogos. 

Pode-se, antes do início do jogo, a fim de facilitar a compreensão das crianças, propor que o jogador, ao encontrar uma ficha que, em seu julgamento, combine com a figura da cartela, destaque oralmente a sílaba inicial semelhante nas palavras. Os demais jogadores devem checar se a sílaba pronunciada é, de fato, comum às duas palavras. Algumas rodadas “de treino coletivo” com esse procedimento podem ajudar a esclarecer como o jogo funciona.

   Dicas ao professor:

Esse jogo leva o aluno a observar que a palavra é composta por segmentos sonoros e que esses podem se repetir em palavras diferentes. Essa é uma descoberta essencial no percurso de apropriação do sistema alfabético pelo aprendiz: o que notamos (representamos) no papel são os segmentos sonoros das palavras, ou seja, para escrever precisamos centrar a atenção nesses segmentos. Outro aspecto interessante nesse jogo é que, como as fichas utilizadas apresentam figuras e seus nomes correspondentes, é possível que os alunos comecem a observar que palavras que têm o mesmo som inicial também apresentam as mesmas letras no início da palavra. Dessa forma, enquanto os alunos refletem sobre os segmentos sonoros das palavras também são estimulados a refletir sobre a sua forma escrita, podendo, inclusive, serem levados a realizar o registro do nome das figuras presentes nas cartelas. O jogo possibilita, então, um significativo trabalho com alunos em estágios mais avançados de escrita, Cabe ao professor, caso o deseje, sistematizar tal reflexão, comparando as palavras coletivamente, ao escrevê-las no quadro ou ao utilizar as fichas em outras atividades de reflexão fonológica.

Sugerimos como uma variante do jogo, para alunos em estágios mais avançados de propriação da escrita alfabética, a realização de uma atividade de correspondência grafofônica. Nela, o professor disponibiliza as cartelas de figuras aos alunos ou a pequenos grupos e escreve no quadro alguns nomes, um por vez, correspondente às figuras das cartelas (o professor não deve ler ou ditar a palavra, apenas registrá-la). O aluno ou grupo deve fazer a devida correspondência, registrando a palavra em um papel e o número do desenho a que corresponde. Caso não possua a figura (cujo nome foi registrado no quadro), não é necessário o aluno fazer o registro. Desse modo, quem realizar todas as correspondências corretamente será o ganhador


Dado Sonoro (Cartela do aluno)

Meta do jogo: Ganha quem, ao final, tiver mais fichas.

Jogadores: 2 a 4

Componentes:

- 1 dado de oito lados

- 1 cartela com 8 figuras de animais numeradas 

- 24 fichas com figuras e palavras (para cada figura da cartela, há 3 fichas de figuras/palavras, que se iniciam com a mesma sílaba das figuras/palavras apresentadas na cartela)

Regras:

- A cartela com as figuras numeradas deve estar à vista dos jogadores durante todo o jogo.

- Espalham-se as fichas sobre a mesa com as frases voltadas para cima.

- Os jogadores decidem quem deve iniciar a partida.

- O primeiro jogador inicia a partida lançando o dado e verificando qual é a figura na cartela que corresponde ao número sorteado.

- O jogador deverá escolher uma figura cujo nome comece com a mesma sílaba da figura indicada na cartela.

- Escolhida a ficha, o jogador pega-a para si. O próximo participante joga o dado e repete o mesmo procedimento.

- A cada ficha encontrada, o jogador ganha um ponto. Se pegar a ficha errada, os demais jogadores que perceberem denunciam e passa-se a vez.

- Se um outro participante jogar o dado e o número deste for referente a uma figura para a qual não há mais fichas, passa-se a vez para o jogador seguinte.

- Cada jogador só poderá pegar uma ficha por vez.

Ao final, ganha o jogo quem conseguir um maior número de fichas

Repertório de palavras usadas no jogo: Cartela do jogo:, 

BALEIA, CAVALO, LATA, GATO, PAVÃO, VACA, TATU, PICOLÉ.

Figuras do jogo: PALHAÇO/PARAFUSO/PALITO, 

BALÃO/BACIA/BATEDEIRA, 

CADEADO/CADEIRA/CADERNO, 

GAVETA/GARRAFA/GALINHA, 

PICOLÉ/PIRATA/PIÃO; , 

VACINA/VASSOURA/VARINHA, LÁPIS/ LAÇO/ 

LARANJA, TALHER/TÁBUA/TAPETE,

Esse material foi retirado da Plataforma do Letramento. Você pode ver esse e outros jogos no Manual Didático Alfabetização e Letramento

Outras sugestões de jogos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Complemente esta postagem com suas sugestões. É sempre muito interessante enxergar outras formas de aplicação de determinada proposta ou os muitos pontos de vista de nossas leituras e reflexões.
Esperamos ansiosos sua colaboração!

Fãs Ideia Criativa

Seguidores do Ensino Fundamental

Google+ Badge

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...