Dicas para estimular as crianças ao prazer da leitura

                                                                                              Texto Prof Marcos L Souza 01.11.17 

Como incentivar meu filho ao prazer da leitura?

Dicas para estimular as crianças ao prazer da leitura

            Em primeiro lugar, devemos enxergar a prática da leitura não como hábito, mais sim como uma atividade prazerosa citando Rubem Alves “Antes de ler Monteiro Lobato, eu ouvia”. Era prazer puro. Vejo, assim, a cena original: a mãe ou o pai, livro aberto, a ler para o filho... Essa experiência é o aperitivo que ficará para sempre guardado na memória afetiva da criança. Na ausência da mãe ou do pai, a criança olhará para o livro com desejo e inveja. Desejo, porque ela quer experimentar as delícias que estão contidas nas palavras. E inveja, porque ela gostaria de ter o saber do pai e da mãe: eles são aqueles que têm a chave que abre as portas de um mundomaravilhoso!
            Sobre o texto acima, fica evidente que o desejo da criança para conhecer o mundo maravilhoso da literatura, começa em casa, no ambiente familiar, com a participação dos pais e da família neste que é o primeiro processo de alfabetização.
            Aos pais, cabe a criatividade e um tempo exclusivo para tal proposta, seja diária ou algumas vezes por semana. Sei que parece impossível nos dias atuais, os pais tirarem um espaço de tempo para seus filhos, porém é de suma importância que isso ocorra. É justamente em atividades como: Clubinho da leitura, hora de contar histórias ou estórias, teatro literário em que a criança desenvolverá a afetividade, a alfabetização, o letramento, a criatividade, a concentração, a memorização, além de outros inúmeros benefícios que a prática da leitura traz para nosso corpo e mente.
            Em se tratando de crianças pequenas (0 a 6) anos de idade, as mesmas ainda não conseguem interpretar os gostos e gêneros literários, por isso é de suma importância o papel do mediador, seja os pais ou do educador para que a própria criança seja estimulada da maneira correta. A partir de certo ponto, a própria criança irá descobrir seu gênero literário preferido.
            O gosto pela literatura começa dentro de casa, no ambiente familiar, onde os Pais “Livros Abertos” são o primeiro livro. 
“Quem gosta de ler tem nas mãos as chaves do mundo” Rubem Alves.

                                                                                                               Texto Prof Marcos L Souza 

LIPITIPI®. Artigo criado por Gi Barbosa em . Atividades pedagógicas para turmas de 1° ao 5° ano Atividades e planos de aula para professores do Fundamental I. Classificação: 5

Postar um comentário

0 Comentários