Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade.

Sugestões de atividades de introdução.

Esta aula pode ser adaptada a seu gosto e pode ser aplicada do 1º ao 5º ano adequando-a na forma do currículo especifico de cada ano.

EIXO:
Compreensão e 
valorização da 
cultura escrita.

CAPACIDADE:
Conhecer , utilizar e valorizar 
os modos de produção e 
circulação da escrita na 
sociedade.

ATIVIDADES:
  • Pedir aos alunos que observem no caminho para a escola, tudo que contenha escrita.
  • Roda de conversa onde os alunos possam relatar suas observações em relação à atividade acima. Nesse momento o (a) professor (a) deve sondar os conhecimentos dos alunos em relação à escrita.
  • Pedir aos alunos que levem para a escola, pelo menos três coisas de sua casa, que tenha algo escrito. Antes porem perguntar aos pais onde foram produzidos: na gráfica, pelas  pessoas(manuscritos) etc.
  • Rodas de conversa para que os alunos apresentem o que levaram para a aula em relação à atividade acima; explorar cada suporte e cada gênero apresentado: tipo, utilidade, formatação, tipo de papel, onde pode ser encontrado, onde é produzido, etc. ( Nesse momento o (a) prof. avalia quais são as oportunidades de contato com a escrita, que o aluno tem em casa).
  • Pedir aos alunos que observem os lugares onde encontramos coisas escritas: livraria, supermercados, sacolão, etc seminário para socialização das observações dos alunos. (Avaliar as oportunidades do aluno, de contato com a escrita em seu meio de convívio fora da escola e de sua casa).

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Parabéns Gi !! Você é incrível,quisera que todos nós pedagogos se dedicassem um pouquinho do que você se dedica.Te admiro mais ainda,quando entro no seu blog e encontro aquela idéias legal que eu procuro.Parece que você adivinha o que a gente busca as pressas e está ali prontinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábias palavras, amiga Suzana. Gi, Parabéns pelo seu trabalho, você parece ser nossa fada madrinha todos as postagens sempre atualizadas e o interessante é que não necessita procurar em outro blog aquilo que precisamos, basta acessar o e-mail ou o seu blog que ali está tudo. Sempre de forma criativa e que causa prazer na hora de alfabetizar. Deus ilumine seu trabalho, sua família e derrame muitas bençãos a todos que utilizam seu trabalho tb e assim refletir a vc Gi.

      Excluir
  2. Gí,parabéns pelas atividades que você publica,é incrível como você acerta no que posta,sempre recorro aqui ou lá no E-mai que sou cadastrada,e nunca fiquei sem resposta,encontro sempre aquilo que procuro.Só posso lhe desejar tudo o que for de melhor para você e sua família,pois com certeza eles devem lhe dar muito apoio,sei porque tenho família e vejo o quanto é difícil em certos momentos eles entenderem essa paixão pelo magistério.Te admiro e valorizo seu trabalho.Bjs..

    ResponderExcluir
  3. INFORMAÇÕES VALIOSAS. Sensacional....ADOREI!

    ResponderExcluir
  4. muito bom mesmo sua postagem,sempre que preciso eu venho no seu blog, e sempre encontro o que eu quero...agradeço sempre por tudo....abraços

    ResponderExcluir
  5. Ótima aula nosso alunos precisam desta luz sobre o tema escrita.Só ler e escrever hoje não basta é preciso ser cidadão critico e atuaizado.Parabéns!

    ResponderExcluir

Complemente esta postagem com suas sugestões. É sempre muito interessante enxergar outras formas de aplicação de determinada proposta ou os muitos pontos de vista de nossas leituras e reflexões.
Esperamos ansiosos sua colaboração!