Matriz Curricular Artes 1º a 5º Ano

ARTES NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO E CICLO COMPLEMENTAR – 1º, 2º, 3º, 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

EIXOS
CAPACIDADES
DETALHAMENTO
CONTEÚDOS/
CONCEITOS
CICLO INICIAL DA ALFABETIZAÇÃO
1° ANO
2° ANO
3º ANO
4º ANO
5º ANO
1. ARTES VISUAIS
 Reconhecer em seres, objetos, em paisagens naturais e artificiais características expressivas das artes visuais.
 Trabalhar essa capacidade implica em estimular e desenvolver a percepção do aluno instigando-lo a observar os elementos formais e expressivos – cores, formas, textura, volume, proporção, ponto, linha, luz, movimento – presentes em objetos, seres e paisagens naturais e artificiais.
 Características expressivas presentes em: pinturas .desenhos .esculturas .gravuras paisagens naturais e artificiais .fotografias produções informatizadas, outros
Elementos básicos: .ponto .plano .textura .forma .volume .luz .linhas
Percepção das variações de cores, texturas, formas e luminosidade.
I
T
T
T
T/C
Experimentar, selecionar e utilizar diversos suportes, materiais e técnicas artísticas a fim de expressar e comunicar em artes visuais.
Exercitar essa capacidade significa colocar o aluno em contato com a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da fotografia e permitir-lhe a utilização de diversos instrumentos, materiais e suportes necessários para o fazer artístico.
-Estudo das cores (cores primárias, secundárias, terciárias, cores frias e cores quentes), suas diversas representações presentes na natureza. - Seleção, manipulação e utilização de: - suportes: referências bibliográficas, visuais e audiovisuais. - materiais: papeis, tecidos, madeiras, barro, pedra, vidros, metais, plásticos, pinceis, lápis, giz de cera, tintas, sucatas e outros. - técnicas artísticas: .desenho - lápis de cera, sobre lixa e impressão de folhas. .pintura - com rolos, peneira, barbante, papel dobrado e outros. .colagens - com papel, fitas, sementes, pó de serragem, vidros, areia e outros. .esculturas - madeira, barro e outros. .dobraduras. .recortes.
I
T
T
T
T/C
Criar e recriar produções de artes visuais, a partir de estímulos diversos tais como: a ação, a emoção, a observação de modelos naturais e artificiais e apreciação de obras de arte.
Essa capacidade requer o contato do aluno com estruturas bidimensionais e tridimensionais que lhe permitam montar e desmontar, colar e justapor materiais estimulando a imaginação, a observação e a criação de obras de arte. Requer também a convivência com produções visuais (originais e reproduzidas) a fim de buscar inspiração para suas criações e recriações.
- Formas plásticas e visuais em espaços diversos (bidimensional, isto é, duas dimensões - largura e altura e tridimensional, isto é, três dimensões – largura, altura e volume). - Colagem de figuras sólidas (bidimensionais e tridimensionais) construindo objetos diversos (animais, formas humanas e outros).
I
T
T
T
T/C
1. ARTES VISUAIS
 Apreciar suas produções visuais e as dos colegas por meio de observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.
 Para contribuir com o desenvolvimento dessa capacidade é importante que o professor estimule o aluno a compartilhar emoção, compreensão, apreciando afetivamente os trabalhos artísticos visuais produzidos por si e por seus colegas. Ao compreender e apreciar os trabalhos de artes visuais, o aluno percorre trajetos de aprendizagem que propiciam conhecimentos específicos sobre sua relação com a própria arte, consigo e com o mundo.
- Contato sensível com obras produzidas para identificar através da observação, leitura e análise identificar: .características .técnicas e procedimentos artísticos presentes nelas; .título; .elementos utilizados como ponto, linha, forma, cor e textura; .autor ou produtor.
I
T
T
T
T/C
Desenvolver habilidades de elaborar registros pessoais para a sistematização das experiências vivenciadas.
O professor precisa orientar o aluno a fazer os registros para a sistematização de suas experiências.
Registro das experiências vivenciadas através dos seguintes instrumentos e recursos: .Trabalhos artísticos (desenhos, objetos, ilustrações) .fotografia .relatos (orais e escritos) .vídeo .álbum .portfólio .outros
I
T
T
T
T/C
2. MÚSICA
-Perceber os sons ambientes (vozes, corpos e materiais sonoros) associando-os a fonte.
-O trabalho com música precisa ser significativo para o desenvolvimento dos alunos em sua capacidade de perceber diferentes sons: sons da voz, do meio ambiente, de instrumentos conhecidos e de outros materiais. Para percebê-los e associá-los adequadamente às suas fontes torna-se necessário exercitar a escuta e a sensibilidade do aluno.
-Identificação e diferenciação dos sons (corporais e ambientais): parâmetro do som (altura, intensidade) e ritmo (ritmo do corpo e da linguagem). -Percepção de sons musicais a partir de instrumentos tradicionais e alternativos (construídos com diferentes materiais ou reciclados). -Percepção da origem e da direção dos sons. Audição de músicas que exploram sons da natureza, sons de instrumentos musicais e composições clássicas.
I
T
T
T
T/C
-Reconhecer diferentes gêneros musicais.
A música além do poder de encantar e proporcionar distração, pode ser utilizada para transmitir conhecimentos de naturezas diversas. As canções de ninar, os brinquedos cantados e rítmicos, as rodas e cirandas, os jogos com movimentos, as brincadeiras com palmas e gestos sonoros corporais e outras produções do acervo cultural infantil devem se constituir em conteúdos de trabalho.
-Conhecimento de várias canções: .ninar ou acalanto, .roda e cirandas, .populares, .folclóricas, .religiosas, .cívicas, .modernas e outras.
Brincadeiras, jogos, danças, atividades diversas de movimentos e suas articulações com os elementos da linguagem musical.
I
T
T
T
T/C
-Conhecer diferentes ritmos em músicas do repertório familiar comunitário regional e nacional.
-O ritmo é a pulsação da música. Sem ritmo não há música. Ouvir música aprender uma canção, realizar atividades rítmicas são meios que estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de atenderem a necessidade de expressão que passa pela esfera afetiva estética e cognitiva.
Conhecimento de vários ritmos musicais: .Forró .Samba .Hip Hop .Maracatu .Frevo e outros.





2. MÚSICA
-Elaborar formas de registro para documentar as experiências sonoras vivenciadas.
Produzir registros torna-se imprescindível para a sistematização das experiências vivenciadas. O professor orientará os alunos a fazê-los de forma criativa observando se ele articula uma resposta pessoal coerente com os conhecimentos trabalhados.
-Descrições, fotografias, gravações, portfólios, desenhos e outros.
I
T
T
T
T/C
Elaborar formas de registro pessoais para a sistematização das experiências observadas e vivenciadas.
Produzir registros torna-se imprescindível para a sistematização das experiências vivenciadas. O professor orientará os alunos a fazê-los de forma criativa observando se ele articula uma resposta pessoal coerente com os conhecimentos trabalhados.
Descrições, fotografias, gravações, portfólios, desenhos e ouros
I
T
T
T
T/C
3. DANÇA
Criar diferentes gestos a partir das danças vivenciadas compreendendo as possibilidades de transformação da expressão corporal.
A linguagem da dança permite ao aluno experimentar a plasticidade de seu corpo, inventar sequências de movimento, explorar sua imaginação e o espaço físico o que contribui para o seu crescimento individual. Representar experiências como: derreter como um sorvete, flutuar como um floco de algodão, balançar como folhas, correr como um rio, voar como uma gaivota, cair como um raio etc., são exercícios de imaginação e criatividade que reiteram a importância do movimento para expressar e comunicar ideias e emoções.
Formas dramáticas - movimentos corporais e expressões faciais – para representar ideias e sentimentos. - Jogos dramáticos ou não com base em histórias do repertório infantil. - Acompanhamento de diferentes ritmos com o corpo (intenso – moderado - lento) explorando todos os planos de ação do movimento (alto, médio, baixo), elaborando e explicando diferentes interpretações diante de diversos timbres (intensidade) de sons. - Coreografias (solo-individual ou pequenos grupos) que expressem sentimentos e sensações (medo, coragem, amor, raiva, etc) identificando-as em ações pessoais ou em ações de outras pessoas e o contexto escolhido. - Movimentos em duplas ou grupos opondo qualidade de movimentos: leve e pesado, rápido e lento, direto e sinuoso, alto e baixo.
I
T
T


Identificar as principais características das danças apreciadas e vivenciadas em diferentes grupos socioculturais
As manifestações culturais devem ser valorizadas pelo professor e inseridas no repertório dos alunos, pois são partes da riqueza cultural dos povos. As cirandas, danças folclóricas e outros devem ser incorporados por meio de atividades gestuais e coreográficas.
Agilidade, equilíbrio e coordenação. -Características da dança: número de participantes, ritmo, significado da dança, papeis, funções e movimentos durante a prática.
I
T
T


Perceber e compreender a estrutura e o funcionamento do corpo humano, como forma de expressão e comunicação.
Para contribuir com o desenvolvimento dessa capacidade, é importante que o professor compreenda que correr, pular e subir são necessidades naturais da criança e fazem com que ela experimente o próprio corpo e teste seus limites. Possui nesta etapa de sua vida um vocabulário gestual fluente e expressivo necessitando ser desenvolvido como forma de expressão e comunicação.
Noções básicas de estrutura e funcionamento do corpo; Exploração do próprio corpo: postura, lateralidade, locomoção e respiração; Noções de direção e movimento: horizontal, vertical, diagonal, para cima, para baixo e para os lados; observação das características corporais individuais: a forma, o volume e o peso; Conhecimento dos diferentes tecidos que constituem o corpo humano (pele, músculo e ossos).
I
T
T
T
T/C
3. DANÇA
Compreender as diferentes possibilidades de movimento do corpo na dança.
Desenvolver na criança o entendimento de como seu corpo funciona é criar-lhe possibilidades de usá-lo expressivamente com maior inteligência, autonomia, responsabilidade e sensibilidade
Conhecimento e experimentação das possibilidades do corpo na dança: impulsionar, flexionar, contrair, elevar, alongar, relaxar, etc., identificando-as em diferentes modalidades da dança. - Reconhecimento e realizações de movimentos do corpo e de suas partes, em diferentes posições, de acordo com as possibilidades individuais.
I
T
T
T
T/C
4. TEATRO
Experimentar o teatro com o corpo, identificando as habilidades necessárias ao desenvolvimento das expressões, facial, gestual e sua conjugação com vocalizações e sons
Desenvolver a capacidade expressiva corporal, facial e gestual, no plano individual e coletivo, exercita habilidades necessárias para o teatro como atenção, observação, concentração, cooperação, diálogo, respeito mútuo e flexibilidade de aceitação das diferenças.
Jogos teatrais (estimulam a relação com o outro, a criatividade, a expressividade do corpo, a desenvoltura e a concentração). Jogo teatrais: .Mímica .Dito popular .Profissões .Troca de máscaras, outros Inter relação de personagem: amor, ódio e outros.
I
T
T
T
T/C
Compreender e apreciar as diversas possibilidades teatrais produzidas pelas diferentes culturas.
Mediar a vivência de experiências estéticas ricas e contextualizadas tanto no ambiente escolar quanto em visitações a espaços de divulgação cultural.
Pesquisar, observar e identificar nos espaços culturais a atuação cênica dos artistas. -Assistir as manifestações artísticas populares.
I
T
T
T
T/C
Elaborar formas de registros pessoais para a sistematização das danças vivenciadas em diferentes grupos socioculturais.
Produzir registros torna-se imprescindível para a sistematização das experiências vivenciadas. O professor orientará os alunos a fazê-los de forma criativa observando se articulam uma resposta pessoal coerente com os conhecimentos trabalhados.
Descrições, fotografias, gravações, portfólios, desenhos e outros.
I
T
T
T
T/C

Postar um comentário

0 Comentários