Leitura para Deleite História de uma Fita Azul Machado de Assis

Este é um conto de Machado de Assis que encantou, surpreendeu e divertiu muito uma de minhas antigas turmas Fundamental I. A partir da leitura dele as crianças criaram um interesse enorme nos livros de nosso acervo e gostavam muito das leituras mais longas.

Certa tarde, sentei-me como de costume ao início da aula e comecei a leitura do conto História de uma Fita Azul.
Meu plano inicial era fazer a leitura de  um capítulo por dia (são 7 curtinhos), mas eles não me deixaram parar de ler tal foi o alvoroço para saber o final do conto onde o escritor narra de forma incrivelmente divertida ,acontecimentos da história de amor de Gustavo e Marianinha 
Leitura para Deleite História de uma fita azul

Interessante que, um conto escrito entre 1875 e 1876  precisou apenas que algumas palavras ou expressões fossem explicadas de forma mais profunda, à medida que surgia o interesse da turma, e é sempre maravilhoso quando somos interrompidos para que eles coloquem que os costumes mudaram muito, ou que aquela palavra não é conhecida, ou que aquela expressão precisa ser explicada. 
Esta semana reli para minha filha de 10 anos que gargalhava sempre ao ouvir a expressão  "Às ave-marias." e ficava agoniada para descobrir onde teria ido parar a tal fita azul!
Já em seguida ela pediu outra leitura e lemos juntas O APÓLOGO ,que muitos julgam que uma criança não conseguiria.
Acredito que andamos limitando demais nossas crianças.... Elas entendem à medida que proporcionamos momentos de leituras desafiadoras que servem como desencadeador de curiosidade e despertador de interesse , com toda certeza

É um conto longo, mas certamente valerá a pena explorá-lo em sala de aula
LEIA AGORA A HISTÓRIA DE UMA FITA AZUL DE MACHADO DE ASSIS


Veja ainda:

Postar um comentário

0 Comentários