Livrinho A Lenda da Iara Projeto Folclore Trabalho em Grupo

Este é um livrinho que montamos para que você possa fazer com sua turma um trabalho em grupo bem interessante dentro do Projeto Folclore.
Abaixo deixamos as fotos do livro montado, o link para baixar gratuitamente e a forma como utilizá-lo em sua sala de aula

O livrinho é dividido em capas 4 folhas para relato, 4 folhas para desenho representativo, 1 folha para listar semelhanças nos relatos e 1 folha para um resumo à 4 mãos.

BAIXE AGORA O LIVRINHO A LENDA DA IARA COMO CONTAM?

Estratégias de utilização

Inicie o trabalho organizando as crianças em grupos de 4 e informando como o trabalho deve ser realizado.

1- Cada componente do grupo ficará responsável por coletar junto à familiares a lenda proposta.
Deste modo descobrirão como cada um , de acordo com suas vivências conta a lenda da Iara.
Após ouvirem ( e se possível gravarem) os relatos deverão ser escritos na folha RELATO DE ... juntamente com o nome de quem contou 
2- Os relatos serão levados para sala de aula onde cada aluno do grupo fará o desenho representativo do modo como a lenda lhe foi contada.

3- Em grupo as crianças se reunirão para lerem aos colegas o relato colhido e juntos deverão apontar as semelhanças dos relatos
Direcione os alunos para que percebam pontos como as características dos personagens e locais onde os fatos aconteceram, por exemplo. 

4- Por fim, cada grupo deverá fazer um resumo a 4 mãos da lenda da Iara.

É importante que neste processo as crianças estejam em um local sossegado para que delimitem a forma que o texto deverá ser escrito,o gênero textual a ser utilizado  elejam um escriba.
PS: Em turmas onde as crianças estão em processo de alfabetização o adulto pode ser o escriba do relato e a leitura será feita em sala de aula junto com o professor bem como o resumo .
A produção final será apresentada pelos grupos aos colegas e montado um livrinho que  será disponibilizado no cantinho da leitura da turma
Espero que tenham gostado da ideia.
Em breve livrinhos com outras lendas!

Veja ainda:

Postar um comentário

0 Comentários