Sequência Didática Papai Noel Projeto Natal Fundamental I

 Atividades Natalinas Fundamental I

Com a sequência de atividades abaixo o professor poderá trabalhar com leitura e escrita, compreensão de texto, pesquisa, produção, receita e problemas matemáticos
Temos também propostas de utilização para algumas delas.
As atividades estão à nível de 3° ano cá na nossa região, mas podem ser utilizadas em 2° ou 4° a depender do nível de cada turma.
Avalie e adapte de acordo com sua realidade.

Atividade 1 Leitura de pequeno texto informativo sobre renas do Papai Noel e posteriormente resposta das questões propostas de compreensão de texto e pesquisa dos nomes das renas em inglês e português.
Leitura de pequeno texto informativo sobre renas do Papai Noel
Atividade 2 Produção textual a partir de imagem de Noel banhando uma das renas e perguntas a serem respondidas mentalmente e organizadas em forma de texto.

Produção textual a partir de imagem de Noel banhando uma das renas

Atividade 3 Situações matemáticas com receita de biscoito natalinos
O professor poderá fazer os biscoitos em sala juntamente com os alunos e posteriormente propor esta atividade que mostra pequenos problemas matemáticos envolvendo as 4 operações
Ao final há espaço para pesquisa e escrita da segunda parte da receita.
 Situações matemáticas com receita de biscoito natalinos

 Atividade 4 Proposta de escrita de carta do adulto para o PapaiNoel
Sugerimos que o professor proponha a leitura de diversas cartas de crianças e seus pedidos ao Papai Noel e em sala abra roda de conversa sobre os desejos dos adultos nessa época do ano.
Pede-se que cada criança faça a estimativa dos desejos e proponha a um adulto, de sua família ou não que escreva uma carta para o Papai Noel que será lida em sala de aula.
Pode-se montar gráfico com as estimativas e verificar qual a mais apontada pela turma.
O professor pode pedir que os próprios adultos façam as leituras e ao final a turma verá se a estimativa mais votada estava correta.
Atividade Natalina produção escrita carta
Veja ainda:

Postar um comentário

5 Comentários

Complemente esta postagem com suas sugestões. É sempre muito interessante enxergar outras formas de aplicação de determinada proposta ou os muitos pontos de vista de nossas leituras e reflexões.
Esperamos ansiosos sua colaboração!