Aprenda como fixar o alfabeto de parede com a participação do alunos

Como ornamentar sala de aula com a participação das crianças- Parte 1- O alfabeto
Envolver as crianças na participação da ornamentação de sala de aula é extremamente importante. Primeiro porque elas se sentirão valorizadas, segundo porque criará nelas um senso de preservação do espaço pois teve muito de seus esforços na organização dele.
Jogo para trabalhar as letras do nome

Como ornamentar sala de aula com a participação das crianças- Parte 1- O alfabeto

Nossa dica de hoje para o envolvimento da criança na fixação do alfabeto ilustrado ou alfabeto de parede é através de um jogo. Vamos lá?

IMPORTANTE:

Não importa aqui o tema do alfabeto ou o material utilizado na confecção do alfabeto e sim a participação ativa das crianças no processo de ornamentação da sala. Portanto se seu alfabeto for de E.V.A não desista de fazer isso pois você ainda pode envolver as crianças tomando o devido cuidado com o uso da cola. Se seu alfabeto for de isopor  pode ser utilizada pasta de dente, se for de pano você pode usar um varal, se for de papel a fita adesiva será sua aliada.

E se você tem uma "pegada" ainda mais construtivista pode imprimir apenas as letras e deixar o espaço para que as crianças recorte e colem ilustrações ou façam desenhos com cada letra inicial o que será excelente.
RECOMENDADO PARA VOCÊ - Jogo da Memória Letras do Alfabeto 
Preparação: Coloque todas as folhas com o alfabeto dentro de uma caixa bem colorida e chamativa

1- Inicie o momento perguntando o que as crianças acham que tem dentro da caixa?
Após as crianças falarem por alguns minutos, abra a caixa e peça que elas explorem os cartazes e siga perguntando:
 Alguém acertou? O que temos na caixa? São letras? Para que servem? Elas têm uma sequência? O que elas formam juntas?
2- Em seguida peça que cada criança segure uma letra e forme uma fileira ( ou círculo) com a sequência do alfabeto. Registre esse momento em uma foto para o mural.
3- Ao final solicite que as crianças escolham o local onde o alfabeto será fixado ( se preferir faça uma votação entre dois pontos que considera interessantes) e peça que cada criança vá até a parede, mural ou varal fixar a letra que segura.

Se você quiser complementar o posts com sugestões de como envolver as crianças na ornamentação da sala de aula deixe seu comentário


Postar um comentário

1 Comentários

Complemente esta postagem com suas sugestões. É sempre muito interessante enxergar outras formas de aplicação de determinada proposta ou os muitos pontos de vista de nossas leituras e reflexões.
Esperamos ansiosos sua colaboração!