Como criar regras de convivência que as crianças respeitem e sigam

Criando lista de regras de convivência com turmas de Fundamental I A indisciplina escolar é matéria de estudos há anos e parece que estamos longe de resolver o problema.

Embora não tenhamos uma solução cabal é preciso refletir sobre como ... "a indisciplina que ocorre no interior de nossas escolas interfere de forma significativa na qualidade e no aprendizado dos alunos " (VAGULA, RAMPAZZO e STEINLE, 2009, p.84) e procurar formas de reduzir o máximo possível a rebeldia das crianças em sala de aula.

Uma das formas de lidar com essa falta de limite dos alunos é fazê-los compreender a necessidade das regras para um bom convívio social e não se pode conseguir isso impondo regras pré construídas. Por este motivo procuramos criar combinados junto com eles e refletir sobre eles da seguinte forma...

Passo 1: Tudo começa no planejamento, ou seja, na forma como o professor vai pensar em conduzir a aula , para isso é preciso antes uma boa fundamentação teórica. Os escritos de Yves La Taille sobre o tema são meus preferidos.

VEJA ESSA ENTREVISTA COM YVES LA TAILLE NO NOVA ESCOLA

Passo 2- Abrir roda de conversa com seus alunos sobre regras de convivência.

Fale sobre as regras de casa, regras para usar brinquedos em parque etc
Perceba quantos compreendem o conceito e quantos ainda estão tentando contruí-lo.
Feche a roda explicando brevemente e ilustrando o motivo pelo qual as regras são importantes.

Passo 3: Peça que cada aluno crie uma lista com 10 regras que consideram importantes no espaço escolar.
Utilize  arquivo abaixo.
Criando lista de regras de convivência com turmas de Fundamental I
Como criar regras de convivência que as crianças respeitem e sigam


Passo 4: Peça que em grupo de 4 cada aluno leia as regras e faça comparações entre as listas até que se construa uma lista única com o que mais foi citado pelo grupo.

 Passo 5: Com as listas sintetizadas escreva no quadro os combinados da turma e mais uma vez abra roda de conversa para que se reforce a necessidade de seguir as regras.

Passo 6: Construam juntos o cartaz com com as regras de convivência da turma e sempre que alguma situação de conflito surgir peça que os envolvidos leiam os combinados e retorne à aula.

RAMPAZZO, Sandra Regina dos Reis; STEINLE, Marlizete Cristina B.; VAGULA, Edilaine. Organização e didática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 1 Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

Postar um comentário

0 Comentários