Dia do livro- Projeto Histórias e poesias

 Dia do livro- Projeto Histórias e poesias 

Olá, queridos!

Estão em busca de um projeto para trabalhar na semana do livro infantil?

Esperamos que este ajude.

Vem ver!!!

Projeto Leitura Infantil - Histórias e poesias que encantam


A Escola ____________________tem como um dos objetivos expostos no Projeto Político Pedagógico à formação de cidadãos críticos, conscientes de seu papel na sociedade. 

Porém, apresentam-se como entrave neste processo as dificuldades dos educados na apropriação da leitura e escrita como fonte de conhecimento, e prazer.

Tendo em vista estes pressupostos e partindo das observações em sala de aula propomos o Projeto Leitura Infantil - Histórias e poesias que encantam,

Ele  terá duração de 24 horas divididas em seis dias de trabalho a ser realizado com a turma de PRÉ II ( CRIANÇAS PEQUENAS), 

Através de histórias, contos e poesias as crianças estarão cada dia mais perto do universo da leitura.

Esperamos com isso promover  o gosto por obras literárias de diferentes gêneros e o encantamento no manuseio dos livros, histórias contadas e cantadas.

Para SORRENTI, 1995 a história aquieta, serena,prende a atenção, informa, socializa, educa

Neste sentido, desejamos utilizar a Literatura Infantil, como fonte de prazer, de alegria, de encantamento, mas também como meio de interação entre os grupos e de construção de conhecimento.

Dia do livro infantil- Projeto Histórias e poesias 

Sorrenti também evidencia que:

     O compromisso do narrador é com a história, enquanto fonte de satisfação de necessidades básicas da criança.

Se elas as escutam desde pequeninas, provavelmente gostarão de livros, vindo a descobrir, neles, histórias como aquelas que lhes eram contadas.( SORRENTI, 1995)


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

      Deste modo faremos uso de metodologias que possam contemplar este compromisso tendo em vista que o público a que este projeto se aplicará precisa que o educador seja sensível às suas necessidades de modo a conseguir envolvê-los, despertá-los para este mundo encantador .

       Urge ressignificar a prática da leitura dentro de uma perspectiva libertadora, uma perspectiva que permita à  criança libertar-se das amarras do sistema e passar a ver a literatura como algo significativo, prazeroso e especial.

         O trabalho com a Literatura Infantil precisa ser ressignificado no sentido de promover, a formação de leitores críticos, que se percebam cidadãos, e que através da leitura compreendam o mundo em que vivem de forma crítica e que no ato de ler ou de ouvir histórias se possa obter o conhecimento necessário para “interferir” no meio a fim de modificá-lo, e a fim de, futuramente,  transformar a realidade em que vive de modo a contribuir para a formação de uma sociedade mais justa, mais igualitária.

      Deste modo podemos compreender que desde muito cedo é necessário que a criança esteja em contato com o mundo da leitura, seja como forma de apreciação, de comunicação verbal entre os pares, de construção de conhecimento, de busca por sua autonomia, etc...

 Objetivo Geral

 

Utilizar a Literatura Infantil de forma consciente a fim de não apenas aproximar o aluno do universo artístico literário, através de histórias e poesias que encantam, mas de promover a construção das competências necessárias para o desenvolvimento de sua autonomia contribuindo assim para a formação de um sujeito crítico e consciente de seu papel enquanto ser social.

 

Objetivos Específicos:

 

  • Tomar conhecimento de dados sobre a vida e obras do autor escolhido;
  • Aproximar a criança de literaturas infantis diversas;
  • Desenvolver no aluno a prática de escutar atentamente as histórias contadas;
  • Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar em público, inicialmente, perante aos colegas de sala.
  • Estimular o gosto pela leitura.
  • Enriquecer e ampliar o vocabulário;
    • Intervir, posicionar, julgar e modificar historinhas e contos;
  • Promover debates a cerca de valores colocados no conto.

 

Metodologias

 A fim de promover a participação ativa dos educandos o Projeto Literatura Infantil - Histórias e poesias que encantam propõe os seguintes procedimentos metodológicos:

 

Construção coletiva de livros de literatura infantil

Releitura de obra através de elaboração de texto coletivo

Apreciação de histórias contadas fazendo utilização de vídeos, livros, slides, televisão de sucata e flanelógrafo

Produções de desenhos e leitura das imagens em palco montado para o momento VOCÊ É O AUTOR.

Produção de personagens das histórias através de diferentes técnicas artísticas.

Montagem de Painéis com as construções dos alunos

Produções artísticas de animais presentes em poesias de Vinicius de Moraes

Apresentação dos trabalhos para as outras turmas no espaço do parque escolar.

Promoção de jogos educativos

Construção de brinquedo com sucata.

 

                               Elaboração Gi Carvalho

 

REFERÊNCIAS

 SORRENTI, Neusa. “A história – encantamento e realidade”, in Caderno de Informação e Arte - PALAVRA IMAGEM nº 1, Arte e Educação, da SEEMG, Projeto Biblioteca – Vídeo Escola, DIART, 1995, pp. 41-44

 

VALENTE, Luís de N. Viana. Literatura Infantil na sala de aula: Questões Teóricas e Aplicadas. Disponível em <http://profluisvalente.blogspot.com.br/2009/09/literatura-infantil-na-sala-de-aula.html> Acesso em 10 Setembro. 2013.


 


Postar um comentário

0 Comentários