Atividade Leis de Abolição à Escravatura Caminhos para a Liberdade

Atividade Leis de Abolição à Escravatura Caminhos para a Liberdade 

Vamos trabalhar o tema Leis de Abolição à Escravatura de forma crítica e reflexiva ,promovendo debates e instigando os alunos a pensarem sobre os caminhos para a liberdade dos negros escravizados no Brasil?
A atividade  poderá ser aplicada após discussão em classe de cada uma das leis que antecederam à libertação os escravos.
Abaixo deixo um pequeno texto que pode auxiliá-lo no momento de direcionar o debate sobre as leis de abolição à escravatura.
Atividade Leis de Abolição à Escravatura Caminhos para a Liberdade

Atividade Leis de Abolição à Escravatura Caminhos para a Liberdade 
A Lei Eusébio de Queirós, proibia a importação de escravos para o Brasil, o que tornava o escravo ainda mais caro e forçava os donos de fazenda a procurarem outro tipo de mão de obra, a saber os europeus.
A intenção por trás desta lei era também "branquear" a população e possibilitar o contato com  cultura europeia considerada superior
A Lei do Ventre livre, que tornava toda criança nascida a partir do dia de sua assinatura livre pode ter trazido certa felicidade ao povo escravizado, contudo a criança só ganhava sua liberdade aos 21 anos continuando assim, portanto, a ser explorado e tendo que escolher entre ir embora ou ficar na companhia de seus pais ainda escravos.
Certamente muitos escolhiam ficar.
A Lei do Sexagenário trouxe liberdade aos escravos com mais de sessenta anos, contudo naquela época, raramente que tinha uma estimativa de vida até os 40 algum escravo seria libertado. E, livrar-se de um escravo idoso trazia mais benefício ao dono que ao escravizado. Para onde iria? Quem cuidaria dele?
A Lei Áurea acabava com a escravidão no Brasil, contudo não dava garantias aos escravizados de viverem de forma digna nem de receberem pagamento por conta dos anos de serviço prestados aos antigos "senhores". Os negros saiam das fazendas para cederem lugar aos imigrantes europeus e iam para os quilombos ou em busca de trabalho nos centros. Continuavam sendo explorados,trabalhando muito e ganhando muito pouco de modo que mal conseguiam se sobreviver.Acabou a escravidão formal, mas os negros continuaram sendo explorados no decorrer dos séculos.
Esta atividade pode ser aplicada em turmas de 4° e 5° ano, sendo que o debate pode ser direcionado em turmas de 3° a depender da necessidade verificada pelo professor.
Atividade Leis de Abolição à Escravatura Caminhos para a Liberdade

Termos de uso:
Ao fazer alterações (apenas para seu uso pessoal e não publicações em grupo) a marca do LIPITIPI não pode ser removida.

VOCÊ NÃO PODE
Armazenar nosso material em grupos de Facebook, Google,yahoo, etc ...
Transformar nosso material em PDF para distribuição em sites de armazenamento como 4shared, Mega, etc e nem vendê-lo sob hipótese alguma.

VOCÊ PODE
Compartilhar em grupos e redes sociais utilizando os botões de compartilhamento ao lado ou acima da postagem.
Imprimir quantas cópias quiser
Divulgar o endereço do site na sua escola

Veja também:

Atividade Abolição à Escravatura


Postar um comentário

0 Comentários