Projeto Mensagem para Você Trabalhando Escrita Convencional

Através deste projeto que pode acontecer de forma paralela a qualquer outro trabalhamos com diversos conteúdos de forma simples e eficaz.

Justificativa:

Mergulhadas em um universo tecnológico, a escrita convencional não é tida por muitas crianças e mesmo alguns professores como um processo tão importante quanto a aquisição da leitura
É importante salientar que a escrita convencional pode não ser tão rápida e prática quanto o uso de teclado, por exemplo, contudo colabora infinitamente mais no desenvolvimento das capacidades motoras da linguagem, tornando o cérebro mais ativo e proporcionando melhor aprendizagem
No Projeto Mensagem para Você, esperamos que o aluno possa valorizar a leitura e apropriar-se da habilidade de escrita manual como estratégia de comunicação e sociabilização.
Não bastando, poderemos aliar à isso a aprendizagem de conteúdos importantes para a formação de um bom escritor, escolha ele digitar ou escrever à mão, como empregar a palavras corretamente, utilizar pontuação adequada, elaborar textos com coerência e coesão,etc...

Objetivo geral:
Promover a valorização da escrita convencional como meio eficaz de comunicação, possibilitando que na interação com a comunidade escolar através de cartões de mensagem o aluno compreenda que aprender a escrever com coerência e coesão de forma convencional e tão ou mais importante que apenas digitar com apoio tecnológico.

Objetivos específicos:

  • Praticar a leitura e escrita no dia a dia;
  • Elaborar perguntas e textos coerentes;
  • Grafar corretamente as palavras;
  • Melhorar a caligrafia;
  • Utilizar a escrita para fins específicos e significativos;
  • Interagir melhor com colegas, professores e funcionários.

Procedimentos metodológicos

1-Cada criança receberá semanalmente um bloquinho com 18 cartões para mensagem.
    Elas podem utilizar os cartões para fazerem perguntas aos seus colegas ou ao professor,elogiar um gesto,agradecer a gentileza de algum funcionário da escola,fazer perguntas diversas a alguém em sala, etc...
2- O professor explicará que os cartões podem ser colocados em cima da mesa do colega, no mural ou dentro da caixa de correio da turma, devidamente endereçados.
Importante definir com a turma se farão a caixa de correio, um envelope gigante ou entregarão em mãos ao chegarem na escola ou no fim da aula
3- As crianças poderão socializar os escritos com seus colegas , contudo deverão retribuir à gentileza escrevendo um cartão em resposta ao colega e agradecendo a gentileza publicamente.
O professor deverá dispensar diariamente 20 minutos da aula para que as crianças escrevam seus cartões de mensagem sob sua supervisão.
O professor poderá no processo explorar conteúdos relacionados como: ortografia, pontuação, tempo verbal, etc... sempre que perceber a necessidade, e a fim de auxiliar na aprendizagem efetiva da turma.
4- Ao final do projeto cada aluno fará um cartaz com seus bilhetes recebidos e um texto sobre a experiência para leitura e apresentação em sala.

Avaliação: Acontecerá no decorrer do processo através da:

  •  Observação do professor da escrita dos alunos
  •  Registro individual de avanços 

 Abaixo nossos cartõees de apoio
Projeto Mensagem para Você Trabalhando Escrita Convencional

Projeto Mensagem para Você Trabalhando Escrita Convencional
Veja ainda:

Postar um comentário

2 Comentários

Complemente esta postagem com suas sugestões. É sempre muito interessante enxergar outras formas de aplicação de determinada proposta ou os muitos pontos de vista de nossas leituras e reflexões.
Esperamos ansiosos sua colaboração!