A lenda do Saci Pererê Estratégias Lúdicas Folclore

A lenda do Saci Pererê Estratégias Lúdicas Folclore 

Cartaz temático e mapa personagem folclórico Saci 

Atividade que pode ser utilizada de diversas formas como: construção de mapa conceitual, cartaz de característica dos personagens, interpretação de história e jogo.

Importante salientar que esta estratégia pode ser utilizada com qualquer personagem de qualquer livro em qualquer época do ano.

Estratégia Lúdica A lenda do Saci Pererê
Estratégia 1:

Etapa 1:
Contaremos a história da lenda do Saci - Pode ser qualquer uma das versões.
Utilizamos um relato de  influência da cultura africana onde se conta que o Saci perdeu a perna enquanto jogava capoeira. No mesmo relato se descreve que os sacis nascem de brotos de bambus e que quando morrem viram cogumelos venenosos.


 

Etapa  2: Pediremos aos alunos que contem outras histórias sobre o Saci em roda de conversa.

Etapa :  Faremos a sugestão de produção de cartaz  em grupo onde serão listados os pontos mais importantes ( na visão do grupo), da lenda contada.

Podemos ainda ( de acordo com nível da turma), pedir que listem características físicas e psicológicas, ou inventem novos adjetivos como no nosso modelo de cartaz adjetivando que você pode ver cá no site.

Etapa 4Disponibilizaremos papeis nas cores vermelho, preto e marrom, bem como um pedaço de papel metro e canetinhas ou piloto.

Estratégias Lúdicas Folclórica A lenda do Saci Pererê

Etapa 5Cada equipe montará seus cartaz temático com oque foi combinado na etapa anterior. Pontos do texto, características ou adjetivos.

Etapa 6Cada equipe fará a apresentação de seu cartaz temático e exposição em espaço adequado.

Etapa 7Individualmente os alunos observará e escreverá no caderno os pontos convergentes em todos os cartazes temáticos folclore.

Estratégia Lúdica 2:
  • O professor organizará a turma em 4 equipes 
  • Cada equipe escolherá uma lenda e montará cartaz com pontos mais importantes da história.
  • Será feito um sorteio entre as equipes para que uma observe o cartaz da outra e a partir dos pontos citados crie texto coletivo no gênero escolhido pelo grupo.
  • As equipes apresentarão seus textos que posteriormente corrigidos e digitados farão parte do cantinho da leitura.
Veja ainda:

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Olá. Gostaria de conhecer a lenda do saci na versão africana citada por você acima. Poderia me enviar por email? É rita_de_cassia_mello@hotmail.com Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cássia, veja neste link
      http://www.suapesquisa.com/musicacultura/saci-perere.htm

      Excluir
  2. Olá. Gostaria de conhecer a lenda do saci na versão africana citada por você acima. Poderia me enviar por email? É rita_de_cassia_mello@hotmail.com Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  3. Eu também quero, por favor. suzaschwinn@gmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir

Complemente esta postagem com suas sugestões. É sempre muito interessante enxergar outras formas de aplicação de determinada proposta ou os muitos pontos de vista de nossas leituras e reflexões.
Esperamos ansiosos sua colaboração!