Atividade Descobrimento do Brasil Produção Textual

Sugestão de ATIVIDADE DESCOBRIMENTO DO BRASIL PRODUÇÃO DE TEXTO
Nos últimos dias tivemos uma busca enorme para saber quem tinha sido o Rei de Portugal na época do descobrimento do Brasil; ou na época da chegada dos portugueses ao Brasil- como preferirem.
Pois bem, para saber disso basta ter acesso a um documento muito importante datado de 1.500.
O primeiro registro de nossa história até ter início a colonização.
Isso mesmo que você pensou. Estamos falando da carta de Pero Vaz de Caminha, a tal PRIMEIRA CARTA ENDEREÇADA a Dom Manuel.
E olha aí o nome dele!
Manuel I, chamado de O VENTUROSO
Contudo, neste post além de deixar esta pequenina contribuição também trouxemos uma sugestão de atividade descobrimento do Brasil.
Nela o aluno irá conhecer um trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha  ao rei Dom Manuel e escrever sua própria carta sobre como seria o encontro entre índios e portugueses no Brasil atual.
Atividade Descobrimento do Brasil - Produção Textual
Considere levar ludicidade para esta aula utilizando músicas e/ou brincadeiras. Pindorama de Palavra Cantada é uma ótima pedida.

Trecho da carta utilizada na atividade descobrimento do Brasil produção de texto


E o Capitão-mor mandou em terra no batel a Nicolau Coelho para ver aquele rio. E tanto que ele começou de ir para lá, acudiram pela praia homens, quando aos dois, quando aos três, de maneira que, ao chegar o batel à boca do rio, já ali havia dezoito ou vinte homens.
Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Vinham todos rijos sobre o batel; e Nicolau Coelho lhes fez sinal que pousassem os arcos. E eles os pousaram.Ali não pôde deles haver fala, nem entendimento de proveito, por o mar quebrar na costa. Somente deu-lhes um barrete vermelho e uma carapuça de linho que levava na cabeça e um sombreiro preto. Um deles deu-lhe um sombreiro de penas de ave, compridas, com uma copazinha de penas vermelhas e pardas como depapagaio;
Ah,é importante lembrar que o professor já deve ter trabalhado o gênero textual carta e que apresente em texto maior no papel metro ou quadro uma cópia completa da carta de Pero Vaz de Caminha para que as crianças observem a estrutura textual.
Será possível também trabalhar com a figura dos índios e sua cultura e expandir sua aula

Deixe seu comentário

Complemente esta postagem com suas sugestões. É sempre muito interessante enxergar outras formas de aplicação de determinada proposta ou os muitos pontos de vista de nossas leituras e reflexões.
Esperamos ansiosos sua colaboração!

Postagem Anterior Próxima Postagem