Descobrimento do Brasil Livrinho Caravela

Descobrimento do Brasil Livrinho  Caravela para Interpretação Textual

Este livro em forma de caravela pode ser feito com materiais de uso diário em sua sala de aula.
Ele pode ser utilizado para todo segmento de Fundamental I bastando que os textos utilizados estejam de acordo com o nível de desenvolvimento da turma.
Como estamos focando em "Descobrimento" do Brasil pode ser lido um texto informativo, trechos da carta de Pero Vaz de Caminha ou mesmo a música Pindorama do palavra cantada.

Trecho da carta de Pero Vaz:

Todos andam rapados até por cima das orelhas; assim mesmo de sobrancelhas e pestanas. Trazem todos as testas, de fonte a fonte, tintas de tintura preta, que parece uma fita preta da largura de dois dedos”.

“A feição deles é serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos, narizes, bem-feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura. Nem estimam de cobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto.” [….] “Muitos deles ou quase a maior parte dos que andavam ali traziam aqueles bicos de osso nos beiços. E alguns, que andavam sem eles, tinham os beiços furados e nos buracos uns espelhos de pau, que pareciam espelhos de borracha; outros traziam três daqueles bicos, a saber, um no meio e os dois nos cabos”.
Livrinho  Caravela para Interpretação Textual Descobrimento do Brasil
Sua abordagem  pode considerar o termo  A CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL e seguir uma linha histórica mais atual .

Descobrimento do Brasil Livrinho Caravela - Como fazer?


Em cada página deste livrinho uma pergunta que auxiliará na avaliação do professor sobre o que o aluno conseguiu compreender.

O QUÊ? QUEM? QUANDO? ONDE?

Os materiais utilizados para confecção deste livrinho foram:
Papel pardo, palito de picolé, cola de isopor ou cola branca, canetinhas e tesoura.

  1. Basta desenhar 3 círculos e cortá-los ao meio para ter 6 páginas
  2. Em seguida basta grampear as páginas e colar um palito entre a penúltima e a última página
  3. Por fim desenhar uma vela com a cruz de malta e colar sobre o palito.
  4. Bem simples, né?

Esta é uma ideia adaptada  Cara Carrol lá do Texas nos EUA. Ela montou o livrinho para sequência de Jardim de Infância. Por cá faremos interpretação textual e certamente as crianças vão adorar!

Post a Comment

Complemente esta postagem com suas sugestões. É sempre muito interessante enxergar outras formas de aplicação de determinada proposta ou os muitos pontos de vista de nossas leituras e reflexões.
Esperamos ansiosos sua colaboração!

Postagem Anterior Próxima Postagem