Caixa Matemática um Recurso Eficaz dentro e fora da Sala de Aula

Caixa Matemática O que é , como fazer e como utilizar?

A caixa matemática foi um dos recursos utilizado no Projeto de integração  entre a universidade e a comunidade educacional chamado de "Reeducação Matemática: A Mediação do Conhecimento Matemático na Escola".
Sob Coordenação do Professor Doutor Cristiano Alberto Muniz o projeto tinha o objetivo de recuperar o prazer em ensinar e aprender matemática

Mas o que é essa tal caixa matemática?

É um recurso apontado como eficaz em meio a tantos outros . Sobre ela Lady Sakay em sua dissertação de mestrado escreve:
A caixa matemática é um conjunto de ferramentas riquíssimo e de grande versatilidade a ser utilizado pelo professor. Todos os alunos pegam uma caixa pequena, que pode ser de sapato, e a enfeitam e identificam como acharem melhor.Dentro dela o professor e os alunos vão colocando alguns objetos que são utilizados à medida que o professor solicita ou a própria criança sente necessidade. 
Muitos professores  conheceram este recurso através do PNAIC ( Pacto Nacional Alfabetização da Idade Certa) e ficaram encantados.

Que  materiais podem ser colocados dentro da caixa matemática?

 Sakay segue descrevendo alguns itens colocado na caixa da antiga 4ª Série.
Calculadora, fita métrica,régua, trena,tesoura, cola, dinheiro de papel, moedas, palitos, material dourado,canudos,ábacos, dados, bichos de plásticos, ligas e sucatas em geral.
Cita ainda que outros materiais foram construídos durante o ano e colocados dentro da caixa que foi utilizada de diversas formas o ano inteiro.

Caixa Matemática um Recurso Eficaz em Sala de Aula e Fora Dela



Como podem observar é um recurso simples de ser preparado, conta com a participação ativa dos alunos e alcança o objetivo de recuperar o prazer do professor em ensinar matemática e do aluno em aprendê-la uma vez que a torna algo lúdica, prática e  útil no cotidiano.

Como utilizar a caixa matemática?


A caixa pode ser utilizada nas mais diversas situações e de forma interdisciplinar.
  •  Ela pode estar presente nas aulas de artes em que aparecem figuras geométricas em telas ou em que as crianças necessitam do apoio de formas para desenho;
  • Na hora do recreio quando for necessário delimitar espaço de distanciamento de um jogo com a fita métrica.;
  • No momento da saída quando for necessário ver a hora no relógio da caixa;
  • Na visita ao supermercado ou quitanda quando for solicitado o resultado final de determinada soma de produtos ou valor total da compra de determinado item;
  • No passeio de campo quando surgir a necessidade de medir um arbusto;
  • Em casa, livremente brincando com a família fazendo uso dos jogos matemáticos construídos em sala, etc...
Então, comece com sua turma , o mais rápido possível a montar sua caixa matemática

O Caderno 3 de Alfabetização Matemática trata da  Construção do sistema de numeração decimal e da página 19 até a 23 no tópico Caixa Matemática e Situações Lúdicas você encontra imagens de caixas matemáticas, lista de materiais a serem utilizados, etc...Baixe o caderno e leia!

Veja Também:

Postar um comentário

0 Comentários