Estratégias de Ensino Artes Música Franz Liszt

Quem disse que crianças não aceitam ouvir música clássica?
Vamos apresentar de forma bem divertida ( com apoio de vídeo) a "Hungarian Rhapsody No. 2" de Franz Liszt e conhecer um pouco sobre a vida e obra deste pianista , maestro e professor considerado por alguns como o maior pianista de todos os tempo.
Estratégias que podem ser aplicadas em todas as turmas de Fundamental I. Cabem pequenas adaptações para 1° e 2° ano como acompanhamento mais direcionado nas pesquisas como apoio para leitura.

Etapa 1: Convide os alunos para assistirem ao vídeo The Cat Concert da Disney com os personagens Tom e Jerry
Estratégias de Ensino Artes Música Franz Liszt

No desenho Tom é um pianista executando um recital enquanto Jerry dorme dentro do piano. Já podem imaginar o que acontece né?
O desenho foi vencedor do Oscar de melhor  curta de animação em 1946 e em 94 foi considerado um dos 50 melhores desenhos já produzidos


Etapa 2: Em semi círculo peça que os alunos falem sobre o desenho, seus personagens, as partes mais divertidas 
Fale sobre o desenho que foi produzido por Fred Quimby , dirigida por Hanna e Barbera ( aqueles mesmo do Scooby doo, Flintstones, etc ...). em 1946 e lançado no ano de 1947 e migre para o tema de interesse.
Etapa 3: Pergunte se eles já tinham ouvido a música e aguarde as contribuições.
Possivelmente já tenham ouvido em desenhos como Pica Pau e Pernalonga
Pergunte se sabem qual estilo da música e de quem é a composição dela

Fale sobre o fato de a Música ser considerada primeira arte e estar presente em todas as culturas.

Etapa 4: Convide as crianças para formarem grupos e irem até a sala de informática munidas de caderno e caneta pesquisar sobre Franz Liszt o compositor de  Hungarian Rhapsody No. 2 a música do vídeo.

Caso o professor queira aprofundar peça que as crianças pesquisem também sobre o que é uma rapsódia.

De acordo com guia do estudante Abril :
(...)o termo “rapsódia” aparece com o Romantismo, no século 19, e é utilizado para classificar as composições que não seguem uma estrutura fixa. Nesse estilo de composição, a emoção criativa é usada para transformar sentimentos em música. “No período Clássico da literatura, havia o soneto, uma forma rígida de composição. No Romantismo, o poema perdeu a forma fixa, mas manteve o ritmo, os versos, as idéias – a essa liberdade poética podemos chamar de rapsódia”, diz Jean. Dentre os autores que utilizaram a rapsódia, se destacam o precursor Beethoven e George Gershwin – autor de Rhapsody in Blue.

De acordo com Wikipédia:
A Rapsódia Húngara No. 2 é a segunda e mais famosa obra de um conjunto de 19 rapsódias compostas por Franz Liszt. Poucas composições de piano atingiram tal popularidade e permitiram ao pianista a revelar sua habilidade excepcional, além de oferecer ao ouvinte uma irresistível e imediata apreciação musical.
Etapa 4: Cada grupo deverá montar um esquema com informações do compositor:

Foto, ano de nascimento, cidade natal, etc ...


Etapa 5: O  professor pode nesta etapa mostrar o vídeo de Lan Lang ( pianista chinês) tocando a "Hungarian Rhapsody No. 2"  para que os alunos possam perceber que mesmo na atualidade há pianistas espetaculares na ativa e pedir que sejam formados grupos  para em casa fazerem buscas na internet de composições de Franz Liszt, escolherem uma delas gravarem em pen drives para os colegas ouvirem no dia seguinte
Cada grupo deverá apresentar sua música , informar o nome da composição e dizer aos colegas os motivos de a terem escolhido.
Boa aula

Veja também:

Postar um comentário

0 Comentários